1 de janeiro de 2009

> Orobas!? Mas que diabo é isso, e por quê?

por Carlos Raposo

Orobas magnus Princeps: procedit equo conformis:
hominis autem indutus idoltum, de virtute divina loquitur:
vera dat responsa de præteritis, præsentibus, futuris,
de divinitate & creatione: neminem decipit, nec tentari sinit:
confert prælaturas & dignitates, amicorum item & hostium favorem.
Præsidet legionibus viginti.

(Johann Weyer, c. 1583)

este primeiro post, parece-me obviamente apropriado explicar dois pontos básicos: o propósito do blog e o porquê de seu nome.

Sem me estender em demasia quanto ao propósito, aqui viso expor pontos relacionados à História da O.T.O., a Ordo Templi Orientis, ordem religiosa que ganhou notoriedade por ter sido liderada por Aleister Crowley (1875-1947), um mago que se auto-denominava "A Grande Besta Selvagem". Caso você queira me perguntar algo sobre esse tema, utilize a opção "comentários" ou escreva diretamente para meu e-mail (disponibilizado na opção perfil). Na medida do possível, vou publicando aqui as respostas. Sugestões também serão muito bem-vindas. Obrigado!

A respeito do título do blog, originalmente, Orobas foi apresentado na obscura obra Pseudomonarchia Daemonum, de onde vem a citação latina usada mais acima. Ela foi escrita por Johann Weyer (1515-1588), um médico que além de acreditar piamente nos espíritos e em magia, teve a sina de estar sob instrução de ninguém menos do que o talentoso e muito famoso Heinrich Cornelius Agrippa (1486–1535). Bem posteriormente, na primeira metade do século XIX, Orobas novamente aparece num curioso tomo sobre demonologia, o Dictionnaire Infernal, de autoria do ocultista francês Jacques Collin de Plancy (1793-1887). Porém, foram os pitorescos Samuel Liddell "MacGregor" Mathers (1854–1918) e o já citado Aleister Crowley, os ocultistas que deram a Orobas a notoriedade que hoje este "príncipe infernal" possui. A fama de Orobas veio com a tradução de Mathers (que depois foi inteiramente editada, verificada, introduzida e comentada por Crowley) do Clavicula Salomonis, um grimório anônimo provavelmente datado do século XVII, que se encontrava esquecido nos arquivos da biblioteca do Arsenal, em Paris. Em sua primeira parte, chamada de Ars Goetia, encontra-se apresentado todo o escrete goético, composto de 72 demônios que supostamente estiveram a serviço de Salomão. Orobas é um destes endiabrados serviçais.

Resumidamente, Orobas é tido pela Ars Goetia como um grande Príncipe, cuja imagem bestial às vezes lembra a de um cavalo com corpo, membros superiores e mãos humanas. O mais interessante, no entanto, é que uma das principais virtudes que lhes são imputadas é a capacidade ímpar de dar respostas verdadeiras e precisas sobre o passado, o presente e até mesmo sobre o futuro. Exatamente por isso, ele é um dos demônios prediletos daqueles ocultistas que, inadvertidamente, como o honrado doutor Weyer do século XVI, creem nas maravilhosas artes mágicas e divinatórias.

Ao pensar na criação desse blog, cogitei batizá-lo "tudo o que você queria saber sobre a O.T.O. e que seu iniciador não teve a franqueza, coragem ou competência de lhe dizer". Contudo, achei a nominata um tanto que quilométrica, inadequada e portanto, sem graça. Abandonei a idéia. Depois, ao preferir algo mais sucinto, simplesmente decidi que era melhor prestar uma pequena homenagem aos que buscam a verdade e adotar para este espaço o mote de nosso infernal amigo. Embora eu, por uma ditosa falta de fé, não seja alguém disposto a fazer qualquer uso de goetias, achei interessante a idéia dessa capacidade atribuída a Orobas - de dar respostas corretas - pois ela exprime muito bem a mais pura vontade de todos que, da mesma forma como eu, abraçam a história por profissão. Assim, é com essa perspectiva que busco inspiração para construir as linhas que aqui estarão. Daí o nome do blog.

Agradeço a sua visita e espero que você se beneficie das informações que disponibilizarei neste espaço.

Um grande abraço.

37 comentários:

Raphael Guimarães disse...

FASCINANTE!

Anônimo disse...

Muito interessante.
J´está nos favoritos...

Emmanuel Ramos de Castro disse...

Registro aqui a minha presença e aproveito para parabenizá-lo.
Abraço,
Emmanuel Ramos de Castro

Unknown disse...

Irmão Carlos
A necessidade de estudar é evidente para a grande maioria dos maçons. "Formadores de opinião" que mal conhecem a história da maçonaria brasileira e internacional precisam SIM de espaços para encontrar ao menos boas fontes de consulta.
Abraxas
Cezar Mingardi

Videoteca 777 disse...

Ótima iniciativa.

Aguardo ansiosamente o próximo post.

Fraternalmente,

Irm.'. Carlos Eduardo S.R.Fonseca.'.

Pedro Horta disse...

Aguardo com expectativa os futuro deste Blog.
Força!

Abraço

Anônimo disse...

Sou do Manufree.
Já tinha lido bastante sobre a OTO, AA, e outros.
Parabéns pelo site.

Anônimo disse...

Saudaçoes fraternas!
Quero expressar meus parabens, pela sua iniciativa!
Vou postar seu adress/link no meu blog, pq será mto bom, agregar mais um site importante.
Um abraco e um feliz e prospero ano novo!

Unknown disse...

Desejo Sucesso para o Blog.

O "Dictionnaire Infernal" de Collin de Plancy, mencionado no primeiro post está disponível aqui:
http://www.estokero.com.br/goetia/collin_de_plancy_demonographia.pdf

Abraços
O.

Anônimo disse...

Parabéns Companheiro. Uma ótima iniciativa. Onde a Luz está a ignorancia foge a galope.
um forte abraço

Laguna disse...

Muito bom o blog, está de parabéns.

Adicionei um link pra cá no meu ;)

[]'s!

Humberto Maggi disse...

A O.T.O. tem um efeito tão forte na vida e no imaginário das pessoas, que serve até de referência pessoal depois que elas saem, e por anos.

Vocês vem : já havia uma lista exclusivamente para pessoas que foram da O.T.O.

Foram, mas continuam tão envolvidas, a ponto de agora fazerem um blog só para falar sobre o assunto !!!

Com certeza, veremos nesse blog toda a competência e imparcialidade usuais do Carlos.

Eu já recomendei, mesmo antes de ter lido. Mas, o primeiro post foi decepcionante. Nenhum podre, nenhuma grande revelação?

Imaginei que ia encontrar graves denúncias, desde conspirações sionistas até ligações com a Máfia.

Ah, claro : essas são utilizadas contra uma outra organização, que prima pela antiguidade, principalmente no que concerne à igualdade entre homens e mulheres.

Vamos lá, Carlos : sei que com uma pequena ajuda do Koenig, uma pessoa tão equilibrada e saudável, você pode contribuir melhor para o engrandecimento e difusão da Ordo Templi Orientis.

Humberto Maggi.

sagazpr disse...

Boa tarde Grande Carlos Raposo.

É com grande satisfação que conheço vosso blog. Parabéns pela iniciativa!

Gostaria de saber, um pouco a mais, sobre a "Astrum Argentinum", fundada em 1909 pelo Crowley.

Acompanho diversas listas de discussõs - politicas, religiosas e gnósticas. Os melhores textos, meus e dos usuários, estão publicados no blog: http://novaerabrasil.blogspot.com

Aguardo, ancioso, suas novas postagens.

Fraterno abraço e Luz!

Sol Tcharlo.

Anônimo disse...

Parabéns!
Aguardo a nova postagem,volto com certeza.
Grande abraço.
Eliane/P.A./RS

Anônimo disse...

Carlos Raposo, sucesso em nesta nova missão. Abs, Clauneck.

Berenike disse...

Señor Carlos:
Muchas gracias por publicar estos tipos de investigaciones, sobre temas como este.
Le comento que trataré en otras ocasiones de escribir en portugués, aun me cuesta un poco, pero entiendo muy bien y este blog se me hace una lectura más que interesante. Yo soy uruguaya, mi área es la filosofía, adoro la antropología y desde muy temprano, me ha gustado leer sobre estos temas. Por alguna razón, de la manera más inusitada, me llegaba material a la mano.
Continuaré leyendo.
Saludos cordiales,
Verónica.

Anônimo disse...

Gostaria de lhe parabenizar pelo blog; é sempre importante buscar conhecimento em fontes seguras.
Sucesso.

Dominus Liminis.

Unknown disse...

Carlos Raposo, parabéns pela iniciativa e pelos propósitos. O Blog ficou muito bem feito, como sempre foram as coisas que você faz. Um Abração e Sucesso! Toninho Buda

Sérgio Bronze disse...

O nome não poderia ter sido melhor.

Gustavo Pires disse...

Sr. Carlos,
93,
Como muitos já expressaram a escolha do nome para seu blog eu faço destas palavras as minhas.
Achei interessante a explicação, e gostaria de saber mais informações sobre o uso da Goethia pelo Crowley, estou começando a estudar Thelema agora e estou super motivado.
Muito obrigado pela disponibilidade e desejo sucesso.
93,93/93
Gustavo Pires.

Unknown disse...

Caro Carlos Raposo;
93.
Carlos Raposo, parabéns pela iniciativa e pelos propósitos. O Blog ficou muito bem feito, como sempre.A Historia da OTO.é belissima,gosto muito mesmo.são poucas as pessoa que realmente conhece sua historia e origem.cutro muito sua historia e trabalho.mais uma vez continue escrendo coisas boas para nos.um grande abraço.e sucesso...93,93/93.

Unknown disse...

93.
Carlos Raposo.seria interesante a Historia real da OTO.Aqui no Brasil,são poucos que sabe sua origem verdadeira.mas ficou muito bom seu trabalho...93,93/93.

Unknown disse...

Carlos, meu eterno Frater, mesmo já não pertencendo mais à OTO, como disse Humberto, somos tão contaminados por essa egrégora que acabamos sendo seduzidos por ela, mas é com imenso prazer e alegria que saúdo sua iniciativa, não só pelo conhecimento profundo que vc possui sobre o assunto, mas pelo agradabilíssimo prazer que sua escrita proporciona. Parabéns pela coragem. Sucesso

Anônimo disse...

Legal! Gostei muito do seu Blog, é bom saber e viver a verdade, pelo menos ver a outra face da moeda e alertar os navegadores incautos dos efeitos colaterais. Nos fale um pouco sobre Fernando Liguori e a Tradição Tifoniana OTO.
Estamos aguardando... Parabéns!!!

Carlos Raposo: disse...

Olá!!!

Estou muitíssimo grato a todos que têm visitado o Orobas.

Todas as sugestões estão anotadas e tão logo seja possível novos posts aparecerão respondendo as questões levantadas por vocês. Para conferir, é só acompanharem os novos textos.

Um grande abraço a todos!!

Carlos Raposo
http://orobas.blogspot.com/

Ari disse...

Belo Blog Ir.'. Belo Blog...
Já está no Favoritos.

MikhaelCrowley disse...

Grande Irmão Carlos Raposo,

Desde meus primeiros passos na senda Mágica/Thelêmica, conto com a colaboração direta das palavras do Nobre Ir. Agradeço por mais esta importante colaboração.

Estimável e fraternal abraço!

93!
Max

Matô disse...

Caro Carlos Raposo,
foi um prazer conhecer seu blog e sei que vou iniciar uma jornada de conhecimentos muito interessantes pra minha vida.
Abraço,Maria Antonieta.'.

Carlos Raposo: disse...

Prezados amigos e amigas!!

Novamente, expresso aqui minha gratidão a todos que têm visitado o nosso Orobas.

Ainda há muito a ser publicado por aqui e todos vcs sempre serão muito bem vindos! Obrigado.

Um grande abraço a todos!!

Carlos Raposo
http://orobas.blogspot.com/

Vinicius disse...

Olá olá! Adorei a proposta e já está nos meus favoritos tbm.

Adorei o nome.
Mas a verdade é sempre relativa. E Orobas deve saber isso muito bem. E isso é fantástico.

Fernando Silva disse...

Olá. Passando somente para agradecer por mais uma fonte de conhecimento que nos é oferecida. Assim como no blog do Del Debbio, espero aprender bastantes com os textos aqui postados e seguir trilhando meu caminho escolhido aqui nesse plano. Um forte abraço e já está adicionado aos favoritos.

Anônimo disse...

tnho provas disto

Saulo Teles disse...

Parabéns Carlos, sou odontológo, aprendendo.
Saulo Teles.

Unknown disse...

93/93
Tive a oportunidade de adquirir as safiras estrelas,e lá,pude ver o teu belissimo trabalho.E gostaria muito de poder prosear mais contigo...valeu continue fazendo o seu grande trabalho!

Petit Joe disse...

Sempre a aprender...

Enéias Honório disse...

Bom dia, Carlos, como sou muito interessado em aprender mais sobre tudo que me vier a mão, me interessei sobremaneira pelos assuntos abordados em seu blog, entretanto, entre muitas, uma dúvida ainda me restou sobre o texto de OROBAS,é a citação inicial, é uma invocação pelo que entendi, mas qual a intenção desta invocação feita por Johann Weyer, e qual é a tradução da mesma?

Lili K disse...

Amei ❤️🙏